Andei ouvindo de uma gerente de loja feminina onde minha mulher comprava algumas peças a seguinte pérola a respeito de uma vendedora de sua equipe: "ah, ela é assim antipática, mas vende".
Agora vejam o cenário:
A vendedora fala mal de clientes de outras vendedoras da loja quando o referido cliente está comprando com a colega, prejudicando a venda, pois o cliente ouviu o comentário maldoso.
Uma vendedora que só pensa em sua meta e demonstra inveja da venda de outra vendedora é considerada boa profissional pela gerente da loja.
Será mesmo ?
Numa crise como a que atravessamos essa reflexão é importante: um bom vendedor é aquele profissional que só pensa em sua meta e ainda atrapalha a meta dos outros ? Sinceramente, acredito que não.
As forças de venda de sucesso buscam equilíbrio entre ser um bom vendedor - não entrarei no detalhe deste conceito no momento - e ser um profissional voltado ao resultado geral da empresa.
Um gerente ou supervisor de vendas que entende que o vendedor bom - para a empresa que ele trabalha - é aquele que vende e pensa só nele, deveria ser reciclado, treinado ou enviado a concorrência, pois este também não tem a visão global do negócio.
Uma vendedora tóxica dessa só ajuda ao seu resultado e a derrocada da empresa em que trabalha.
E devemos pensar, em momentos de crise, principalmente, se este "bom vendedor" faz vendas qualificadas ou é da filosofia de vender a qualquer custo?
O vendedor "tirador de pedidos" é uma pessoa que não tem mais espaço no mercado globalizado e cada vez mais consciente em que vivemos. Se você tem em sua equipe de vendas, por mais treinada no produto ou técnicas de vendas clássicas, profissionais com esse perfil, deve rever seus conceitos.
Equipes assim tem prazo de validade, pois vendem qualquer coisa ao cliente e fazem isso com este cliente apenas uma vez. Uma equipe qualificada, as vezes até vende menos mas vende sempre e para os mesmos clientes, que geram naturalmente novos negócios pela via da indicação.
Essa loja onde fui com minha mulher tem uma equipe pouco qualificada, apesar dos treinamentos realizados, reciclagens e tal. Infelizmente essa realidade acontece em grande parte das empresas e por isso a crise está sobre elas.
Pensem a respeito e Bons negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário