quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Clássico e Moderno: um dilema no Ballet e no Marketing

Conversando com minha mulher sobre Ballet e suas atuais variações: Clássico, Moderno, Contemporâneo, Fitness, pensei se o mesmo dilema que ela levantou se aplica ao marketing. A questão é a seguinte:

Ela argumentou que os novos bailarinos tem mais elasticidade de movimentos que os "da escola clássica", os grandes bailarinos russos - que deixo de escrever os nomes pois tem muitas consoantes - mas tem muito menos "veia artística" que os "clássicos". Como leigo no assunto da arte da sapatilha de ponta fui ver alguns vídeos no youtube e percebi mais arte nos clássicos que nos profissionais atuais.

Procurei ver alguns vídeos de profissionais que falavam dessa "evolução natural" da arte da dança, mais técnica, menos artística. Onde está a correlação com o marketing?

Eis aqui:

O marketing clássico, assim entendido como "satisfazer a necessidade dos clientes" estaria superado, de todo pelo marketing moderno, tecnológico e pouco humanizado ?

O marketing precisa ser repensado. Será que devemos delegar as ações de marketing às ferramentas de tecnologia ? Elas podem até ser mais rápidas que as tradicionais, todavia são mesmo mais eficientes ?

O marketing, no passado, era mais elaborado; havia mentes pensantes. Hoje as ferramentas de tecnologia "fazem todo o serviço". Emails marketing, viralização nas redes sociais, e onde estão os resultados financeiros disso ? Onde está a fidelização de clientes, aumento de faturamento...... As ferramentas de marketing já superaram o advento do spam?

Provavelmente as mentes do marketing clássico já teriam criado uma opção para superação da crise de vendas que todos os segmentos passam atualmente. Por que digo isso ? O marketing clássico tinha como característica o pensamento humano, tendo as máquinas meras ferramentas de execução. Hoje, a maioria dos profissionais tornou-se escravo das máquinas e sem elas não se pensa mais nada. Essa é a realidade. O marketing clássico fala em satisfazer a necessidade do cliente. Hoje a ações de comunicação e marketing que vejo estão focadas no "vender a qualquer custo". Isto é satisfazer a necessidade do cliente ?

Quem conhece, percebe que estou deixando de lado conceitos de marketing 2.0 e 3.0, por que se nem o marketing clássico é atendido, o que diria de conceitos mais elaborados de marketing.

Resumindo minha opinião:

Da mesma forma que os bailarinos russos - famosos, mas de nomes cheios de consoantes - que aliavam arte e técnica - interpretação artística com técnica de movimentos - o marketing mais elementar e os profissionais que pensavam, estão todos em extinção.

Vamos pensar a respeito.

Bons Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário