segunda-feira, 6 de julho de 2015

Música e Atividade empresarial: mais em comum que se imagina !

Rock, funk, pagode, samba, tango, clássica, MPB. Roupas, acessórios, eletrodomésticos, informática, móveis, cama, mesa e banho. Os primeiros exemplos de ritmos musicais; os segundos áreas de mercado. Em ambos poderia elencar tantos outros, mas basicamente o que a música e os negócios tem em comum ?

Um olhar unidimensional diria que nada ou talvez que a música tenha virado negócio. Todavia, um olhar mais criterioso descobrirá algumas coisas em comum entre a música e a atividade empresarial.

Todos os ritmos musicais tem um estilo, variações - exemplos no samba: de desfile, de raiz; no rock: progressivo, metal e por ai -; assim também acontece com o mercado empresarial. Cada empresa tem seu "ritmo" e "estilo", "variações" - exemplos na moda: feminina jovem, masculina fina, e por ai.

Como na música cada ritmo, estilo, variação, tem um público e duas opções: ou se atualiza de acordo com o público e se mantem firme diante de seu público. Dois exemplos na música - a meu juízo - desses aspectos mencionados.

O "Roupa Nova" tem o mesmo ritmo e estilo musical desde sempre e acompanhou seu público, hoje na faixa de 40+. Muitos jovens classificam o grupo como "música de velho". Mas o grupo tem seu público fiel em shows e venda de Álbuns.

O Rei Roberto Carlos, é um romântico desde sempre, mas acompanhou a evolução do público e atualizou suas canções a um novo romantismo, uma nova forma de comunicação deste sentimento. Aos fãs mais antigos do Rei, alguém imagina "Esse cara sou Eu" no início da carreira do Rei ?

Agora imaginem quantos artistas dos mais diversos ritmos e estilos e variações ficaram pelo caminho: antigos e recentes?

O mesmo acontece com as empresas. Muitas não conseguem se definir onde querem estar: fiéis a seu público e crescendo com ele ou, buscando uma eterna "fonte da juventude", lidando com um público cada vez menos fiel a marcas e com prazo de validade?

Avaliem suas marcas de predileção no passado e vejam onde elas estão hoje e qual a relação que você tem com elas atualmente.

Boa semana e bons negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário