segunda-feira, 27 de julho de 2015

Cliente: quem são? como vivem? como se reproduzem? Estão em extinção ?

Parafraseando uma chamada do Globo Repórter que ficou famosa dei título a este post. A crise vem sendo culpada pelos problemas financeiros de muitas empresas. As receitas de bolo típicas para estes momentos tem efeito nulo e muitos segmentos estão perdidos, sem saber o que fazer.

As empresas precisam entender quem são seus clientes. Sair da relação que chamo de "binária" - perfil classe tal, idade de tal a tal. Conhecer o cliente; saber quem ele é; como vive. Estas duas informações são fundamentais para descobrir como se reproduzem e evitar sua extinção. 

Saber quem ele é passa, como já dito em outros posts, muito longe da simples informação econômica que constam da maioria dos cadastros de clientes. Ainda distante também dos mero emails marketing que viram spams na caixa de emails do cliente. Ligações de teleatendimento, buscando intimidade inexistente também são coisas que passam muito ao longe da realidade necessária ao real conhecimento do cliente.

As empresas não buscam informações dos clientes derivadas daqueles que lidam com eles no dia-a-dia. A alimentação de dados por meio desses profissionais é fundamental. Mas sinceramente, quantos de vocês que lidam na ponta com o cliente já foram, realmente, ouvidos por suas empresas ?

Se eu sei como vive meu cliente, posso atuar de forma mais direta e barata junto a ele. Hoje, em momento de crise, trabalhar o cliente a custos reduzidos é o "mundo perfeito". Neste caso ele existe; está na cara das empresas, mas ninguém quer ver.

Os clientes não estão em extinção, apenas anseiam por serem conhecidos, reconhecidos e respeitados.

Pensem nisso e bons negócios.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário