segunda-feira, 18 de maio de 2015

Por que a verdade nas corporações dói mais ?

Outra dia andando pelos corredores de shoppings aqui no Rio e vendo lojas vazias (cheias de produtos e vendedores no ócio absoluto, mas vazia de clientes) me pergunto o que fazem alguns executivos de marketing dessas empresas. Percebo a maioria "encastelados" nos escritórios pensando em ações de visibilidade para suas empresas.

Todavia questiono se neste momento visibilidade resolve. As empresas estão cortando pessoal, diminuindo investimentos, verbas na tentativa de sobreviver a crise. Entretanto, questiono se é esta a solução ideal. O capital humano existente nas empresas pode ser utilizado em ações de menor visibilidade mas de maior resultado?

Por que os executivos tem medo de realizar ações "invisíveis" mas que dão resultado ?

Fiz uma experiência e comentarei no próximo post:

Enviei para alguns clientes uma proposta de trabalho juntamente com um vídeo de lojas daquela empresa vazias, mostrando a importância de conhecer as lojas e saber o que pode ser feito in loco. Ainda não recebi respostas. A verdade exposta nos vídeos e no texto acima dói nas empresas.

Tratei melhor disso no próximo post.

Boa semana e bons negócios

Um comentário:

  1. Com certeza você deixará esses clientes furiosos, mas espero que eles PENSEM, REFLITAM COM ESSA SITUAÇÃO E FAÇAM A ESCOLHA CERTA. Será que o empresário não quer ver a realidade? Ele tem uma vaga ideia do que está acontecendo na sua empresa? A maior prova de que eles não sabem ou ignoram esse fato são esses vídeos. Eles querem resultados sem sair do conforto de seu escritório. Isso não existe! E é verdade! Eu vivo nesses shoppings com meu marido e as lojas vivem vazias. Vejo vendedores perdidos sem saber o que fazer e não vejo a presença de quem deveria estar lá para ajudar a resolver essa e muitas outras questões. As vitrines não te atraem, a precificação é surreal, o atendimento é péssimo e até a qualidade de alguns produtos que eu comprava antigamente agora são questionáveis. Realmente, por que não valorizar o capital humano, rever o treinamento desse pessoal, investir (sim, investir - isso não é palavrão) no que realmente importa sem grandes custos? Será que está tão difícil assim de enxergar? Encarem a situação de frente porque seu cliente não está satisfeito com suas mudanças e está indo embora. E cliente insatisfeito não volta mais. Eu garanto.
    Aguardo ansiosamente pelo seu próximo post. Abraços.

    ResponderExcluir