O ano de 2014 acabou. As festas foram animadas, felizes, mas o ano novo, 2015, chegou e com ele os desafios e, para alguns, as oportunidades.
Os desafios serão muitos, pois, economia em crise, levará as empresas a repensarem seus modelos de negócio objetivando suportar este momento. Quem não repensar o modelo de negócio não passará, se passar, bem por 2015.
Aguardar os acontecimentos, esperando um milagre governamental será suicídio.
O próprio governo será o gerador dos desafios. Todavia somente as empresas de repensarem rapidamente seus modelos poderão suportar 2015 e sair na frente no mercado no segundo semestre de 2015 ou no início de 2016.
Apresentar novos modelos de negócio, modernos mas com foco no resultado e fundamento técnico ou lógico será a janela de oportunidade para os profissionais de consultorias de gestão, marketing e meio ambiente.
Racionamento de água e energia iminentes, alta dos preços administrados pelo governo, aumento, mesmo velado, de carga tributária; fiscalização tributária e trabalhista mais presente. Sinceramente, alguém se preparou para estes obstáculos para 2015? A preparação deveria ocorrer no segundo semestre de 2014 e não, como de hábito, no início do ano seguinte, 2015.
Quem estiver preparado para avaliar a situação de seu cliente e apresentar a solução de negócio terá, na crise, uma imensa oportunidade de incremento comercial.
Como o tema é extenso volto a tratar dele no próximo post.
Pensem a respeito
Bons Negócios
O que mais percebo todo fim de ano é o despreparo e consequente lamento das empresas. Se já ha uma constatação de que elas não estão bem porque insistir no mesmo erro dos anos anteriores? Não há um investimento sério e responsável. Não se pensa no que o cliente realmente quer. Todas têm medo de mudar e não sabem ou não querem antever as crises tão anunciadas. Todos saem perdendo por falta de ousadia, responsabilidade, comprometimento, visão realista dos problemas, enfim, o que falta é um bom gerenciamento. Não sou profunda conhecedora do assunto mas até uma barraquinha de camelô sem um bom gerenciamento está fadada ao fracasso. Todo ano é a mesma coisa e o cliente deixa de ser cliente. Vejo com tristeza algumas lojas das quais já fui cliente fecharem suas portas ou estarem na iminência de. Em outras não quero mais comprar. Não sou bem atendida e elas perderam a qualidade que outrora me faziam gastar bastante naqueles estabelecimentos. Como client só posso lamentar e buscar uma loja que me agrade.
ResponderExcluir