Como havia comentado no post anterior, o ano de 2015 será de desafios e também de oportunidades. Indaguei se as empresas e os profissionais estão preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que uma crise sempre oferece.
Nos primeiros contatos que fiz com empresas em 2015 identifiquei um quadro perigoso: os responsáveis estão saindo de férias e só começarão a pensar 2015 depois do carnaval. Como disse anteriormente, deveríamos nos preparar desde o segundo semestre de 2014, mas a maioria só vai pensar nos problemas de 2015 praticamente em março.
As oportunidades para os consultores e empresas estão basicamente na inovação e na criatividade. A primeira permite buscar novas formas de produzir, normalmente a custos menores, gerando valor agregado. Aqui também está o viés de sustentabilidade, outro agregador de valor. Já a criatividade deve ser focado em pensar "fora da caixa" ou seja, esqueçam as fórmulas prontas, receitas de bolo. Está crise é diferente das demais, então as saídas tradicionais não levarão a nada, ou melhor, levarão a vara empresarial para recuperação judicial ou falência direto.
Portanto devemos estudar o mercado e buscar para nossos clientes as opções mais inovadoras e criativas de produzir ou prestar os serviços, pois senão há um horizonte negro para as empresas no final de 2015.
Pensem a respeito.
Bons negócios
Todo ano a situação se repete porque as empresas não se planejam, não possuem profissionais competentes. Preferem viver como sempre viveram até falir. O verdadeiro gerente de marketing não faz milagre se a empresa já estiver no buraco. Querem pagar preço vil por um trabalho tão importante e essencial numa empresa. Faço votos que, ainda que seja por um milagre, as empresas repensem seus conceitos, sejam mais humildes e se refaçam, aprendam como saber contratar o verdadeiro profissional, aquele que realmente é competente. porque o cliente agradece.
ResponderExcluir