Conversando com um amigo recentemente e ouvindo a história de um parente dele, lembrei de como a falta de visão empresarial faz mal as pessoas.
A questão tinha relação com uma loja a qual sua cunhada tinha "herdado" junto com ele. Havia um comércio operacional no local que também era de propriedade da dupla. Só ele trabalhava no negócio.
Eles queriam vender o negócio. O problema começou ai. Ela, que nunca tinha sequer visitado o negócio quando o marido era vivo, achava que o negócio valia R$ 1 milhão. Ela, que vivia o dia-a-dia do negócio há 20 anos, tinha certeza de que só valia R$ 500 mil. A venda deveria ser feita rapidamente, pois o negócio estava perdendo fôlego. A cunhada insistiu em R$ 1 milhão.
Resultado da história? O negócio fechou as portas e quem esperava receber R$ 500 mil nada recebeu. O proprietário do imóvel agradeceu e alugou, aferindo lucro, sozinho.
Qual a relação dessa história com o marketing empresarial, ou mesmo a gestão empresarial?
Simples; quantas vezes vemos empresas cometerem o erro da "cunhada" por falta de visão do negócio ou do mercado ?
Deixam de focar no cliente para direcionar suas atenções a pensamentos de "super expansão" dos negócios ou reduções drásticas, as chamadas "reestruturações" ou reengenharias.
Veem o cliente como um número e o faturamento ou lucro, se preferirem, como um número isolado da questão "cliente".
A maioria dos empresários conhece o segmento que atua, mas quantos realmente conhecem o mercado onde atuam ? Redes de varejo que tratam clientes diferentes de forma igual e tem resultados diferentes, se perguntam por que ? A culpa é sempre dos funcionários, mas será mesmo ?
Conhecer o mercado é conhecer o cliente específico de cada área, se possível, conhecer sua intimidade.
Deixo essas reflexões a todos os leitores.
Bom feriado, boa semana e bons negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário