Gente iniciando uma nova fase do Blog, mudei um pouco o layout e coloquei um pouco de fogo. Muitos se perguntarão por que fogo num blog empresarial ?
Simples: devemos ter o fogo como luz para os próximos anos que serão de trevas (dito pelo próprio governo, afirmando que as coisas só começarão a melhorar em 2017); os analistas falam em 2018. Dada a quebra do PIB prevista para os próximos dois anos (2015 e 2016), acredito que uma verdadeira recuperação só ocorram em 2019.
O fogo deve servir para queimarmos as receitas de bolo de crises passadas e pensarmos diferente; "fora da casinha".
Chegamos a um momento em que devemos queimar tudo que vivemos e renascermos como fenix para fazer tudo novo, diferente, inovador. É isso que os clientes querem ouvir, ler, sentir de nós profissionais de marketing, comunicação e das empresas.
Pense num comunicador de rádio com mais de 20 anos de estrada. Será que o programa dele tem exatamente a mesma característica nesses 20 anos ou ele se adaptou as realidades dos ouvintes, da tecnologia e a dinâmica social ?
Conheci dois - não citarei os nomes por que não lhes pedi autorização. Ambos tem muito sucesso hoje, mas se adaptaram as realidades dos ouvintes e por isso fazem sucesso.
O primeiro quando o conheci numa rádio humilde do Rio, lhe disse "Olha, ainda o ouvirei numa rádio de ponta". Ele agradeceu mas perguntou por que ? Simples, eu lhe disse: você acompanha a realidade do seu ouvinte, evolui com ele. Coloca o ouvinte pra cima, animado, mesmo quando o assunto é sério, até triste. Você dá esperança pra ele.No dia em que este comunicador estreiou numa rádio de ponta, eu mandei uma mensagem pra ele: " Te falei que ia te ouvir numa rádio de ponta". Ele novamente agradeceu, por mensagem e "no ar".
O outro, quando o conheci era segundo colocado na audiência, perdendo de muito para o Líder. Um dia, na rádio lhe disse "você será lider de audiência em breve e não pelo falecimento do atual, mas por competência. Você é o comunicador do futuro e será referência para gerações de novos comunicadores". Infelizmente não tive a honra de trabalhar com ele nessa rádio, mas hoje sei que ele é líder absoluto de audiência. Sabem por que ? Ele soube entender seus clientes (ouvintes) e tem uma comunicação alegre, combativa e voltada para o interesse do ouvinte e não para o seu Ego.
Assim devem agir as empresas, como os comunicadores de rádio de sucesso: ouçam seus clientes e transformem suas empresas no que os clientes querem. Queimem com fogo o passado, as receitas de bolo; olhem para frente, vejam o horizonte de sucesso que a crise pode lhes proporcionar.
Pensem a respeito.
Bons negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário