Parece disco quebrado, mas não é. Assunto recorrente em meus posts: a comunicação com o cliente é alvo de mais um.
Agora inventaram o dia do cliente, mas faço algumas indagações que julgo importantes.
Será que o cliente só deve ser lembrado no dia dele? ? Dia dos Pais, Mães, Namorados (amor), é todo dia, cada momento vivido; por que com o cliente seria diferente ?
Diante deste dia, façam um teste e depois me respondam:
Quantas ligações ou emails vocês receberam de seus vendedores - de suas lojas de preferência - no dia de hoje e quantos emails ou ligações de telemarketing - frios - receberam?
Um conceito que é muito comum em marketing é o CRM, iniciais de "Costumer Relationship Marketing" ou mais "modernamente" "Consumer Relationship Marketing". Antes de prosseguir dou uma "cutucada" nos coleguinhas: muitos falam CRM, mas tem dificuldade de falar o significado dessas 3 letras em inglês. Já ouvi cada coisa.............(rs)
Em poucas palavras esse CRM é o conjunto de ações de as empresas empregam para se comunicar com os clientes.
Um dos pressupostos deste conceito é o conhecimento continuado do cliente, buscando com isso atender suas necessidades, aliando, claro, aos interesses da empresa.
Agora, surge a pergunta:
O que as empresas com as quais lida sabem a seu respeito ?
Normalmente sabem seu nome, endereço, telefone, cartão de crédito com o qual paga e quando foi sua última compra. Até ai, legal, mas o que fazem com essa informação ? Enchem o saco do cliente com material inútil.
Por essas e outras que eu coloquei o título do post dessa forma.
Devemos buscar conhecimento continuado do cliente.......e isso não é nada complicado.
Boa semana e Bons negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário