segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O marketing e a honestidade: sim, esses conceitos podem andar juntos.

Ações de vendas usando conceito de "metade do dobro"; vendas casadas, emails marketing exaustivos; empurrar produtos para o cliente. Essas são apenas algumas ações utilizadas por empresas com vistas a aumentar faturamento.

A crise está jogando por terra a maioria delas e, mesmo que não estivesse, são questionáveis do ponto de vista ético.

Já ouvi muitas críticas aos profissionais de marketing, nos classificando como "safados", "enganadores de clientes" e outras coisas que prefiro não digitar.

Infelizmente a culpa dessas alcunhas são dos próprios profissionais.

Mas será que o marketing pode ser honesto e eficaz ? A resposta é claramente positiva.

Primeiro, esse tipo de "marketing" que mencionei acima é ineficaz, para começo de conversa. O cliente já tem consciência que inexiste "almoço grátis" - locução usada por alguns para definir essa prática descrita.

Philip Kotler e Coco Chanel - cada um na sua época - dão o verdadeiro norte que o marketing deve seguir para ser eficaz e honesto. Kotler diz que "o verdadeiro patrão das empresas é o cliente" e digo eu, nenhum patrão gosta de ser enganado. Chanel tem uma frase que lhe é atribuída e que já citei em outros posts que diz "a moda está nas ruas"; digo eu: e quem está nas ruas ? Os clientes !!!

Se o patrão está nas ruas, devemos ouvi-lo e saber o que ele quer de nossas empresas. Muitas empresas alegam ser impossível ouvir e responder o cliente, devido a demanda deste. Emails automáticos e de vendas exaustivos, por outro lado, são normais e "tranquilos" para essas mesmas empresas.

Será que o patrão "imediato" aceitaria receber uma resposta automática para uma demanda sua ? Leia-se: será que o patrão encarregado de assinar seu cheque de pagamento aceitaria "tranquilo" que uma demanda dele fosse respondida com email automático, ou sequer fosse respondida?

O marketing honesto passa, necessariamente, por ouvir o cliente "mediato". Mas ouvir é mais que ler mensagens, enviar emails, telemarketing frio, técnico. O cliente quer sentir a humanidade na comunicação com as empresas e também quer ver "a moda das ruas" nas empresas com os quais se relaciona.

O marketing honesto é isso: ouvir e adaptar sua operação a demanda do cliente. Reconheço que a missão dá trabalho, mas o retorno é certo e garantido.

Experimentem.

Boa semana e Bons negócios


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