segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Discussão de motorista de ônibus e marketing: constatação curiosa.

Outro dia estava num ônibus indo a um compromisso profissional. O dia chuvoso, coisa rara atualmente no Brasil, mas enfim. Alguns passageiros começaram a reclamar com o motorista do coletivo visto que o mesmo estava em velocidade bastante reduzida.

De tanto os passageiros reclamarem o motorista disparou: "Não sei se alguém percebeu, mas está chovendo. Estou indo devagar por que senão bato carro e quem fica com a responsabilidade na empresa sou eu."

Alguns passageiros se calaram. Outros disseram: "não sabe dirigir na chuva, deveria ter ficado na garagem então." Houve quem ponderasse que ele tivesse cuidado, mas que o trânsito permitia uma velocidade um pouco maior que a impressa pelo condutor do coletivo.

Fiquei ali vendo esse dilema e pensei: "será que no marketing acontece o mesmo ?"

Pensem na chuva, sendo a crise; o ônibus a empresa; os passageiros, o que são: os clientes; e a chegada ao destino, em segurança e o quanto antes o serviço a ser prestado.

Todas as empresas querem ter clientes; e os clientes querem a chegada em segurança e o quanto antes ao destino. A chuva atrapalha o cumprimento deste objetivo.

A grande dilema é: "como manter meus clientes satisfeitos no momento de crise para que a empresa continue existindo ?"

Acredito que muitas empresas tenham "motoristas despreparados" - funcionários acomodados, desmotivados, que "não sabem dirigir na chuva" e acreditando nas "receitas de bolo" para convencerem os clientes que a "cautela exagerada é a solução".

Outras tem "motoristas suicidas" que andam em velocidade normal mesmo com a chuva e acabam "batendo o ônibus", causando o fechando da empresa.

Devemos nos perguntar: temos motoristas que sabem dirigir com segurança na chuva, mas sem andar devagar demais ? Chegar ao destino com segurança é importante, mas chegar tarde demais também não adianta.

Pensem a respeito.

Bons negócios e excelente semana.


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