segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Humanização: tarefa impossível ou preguiça?

Assistindo filmes de ficção científica - sim, esses filmes cheios de tecnologia - percebi que até neles as pessoas são mais importantes que as máquinas. As decisões são tomadas pelos humanos, para os humanos. As máquinas são mera ferramenta de obtenção do objetivo.

O que vejo hoje nas empresas é que estão todas, ou quase todas, reféns da tecnologia e trabalhando em função dela. Procuro falar com alguns profissionais de marketing sobre a humanização da relação de suas empresas com os clientes. Ouço que é impossível face a demanda.

Ouvindo isso e lembrando que além de profissional de marketing sou um profissional de RTV (rádio e Televisão) fiquei imaginando:

Os programas de rádio AM, que são ao vivo e com participação popular; precisam de preparação diária e lidam com vários setores da emissora, além dos ouvintes, como seriam se admitisse essa mentalidade da tecnologia acima da humanização?

Talvez o maior desafio que as empresas enfrentam hoje para superar a crise é justamente um desafio interno. Como os executivos da empresa podem convencer seus colaboradores de que a tecnologia é mera ferramenta e não o fim em si mesmo ?

Eu pondero: já falei isso em outros posts, mas vale o reforço;

Quando foi a última vez que sua vendedora da loja de roupas te ligou para perguntar sobre sua compra recente? Ou para dizer que viu uma peça na nova coleção que tem a sua cara?
Aos homens; quando seu vendedor de ternos, por exemplo, te ligou para perguntar como você está e oferecer algum ajuste gratuito em seu terno, comprado há 2 anos passados?

Quando o vendedor da concessionária onde comprou seu último carro te ligou para perguntar sobre sua aquisição ou se está interessado em trocar seu carro de 2 anos por um novo. Ou se você está com sua manutenção em dia, verificar qual sua quilometragem atual e lembrá-lo da manutenção preventiva ?

Quando foi que sou contato publicitário te ligou apenas para saber como você está ou passou em sua empresa só para tomar um café, sem falar em renovação de contrato?

 A humanização da relação comercial é mais uma questão de atitude do que viabilidade. Precisamos colocar os profissionais de marketing das empresas trabalhando uma semana na produção de um programa de rádio ou de televisão diário e ao vivo. Muitos mudarão seus conceitos, sem dúvida.

Boa semana e bons negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário