quarta-feira, 17 de junho de 2015

O que uma criança de colo e um cliente tem em comum?

Andando pelo shopping com minha linda e maravilhosa mulher percebi muitas crianças de colo chorando e diante disso comecei a reparar na reação dos pais e tentando antecipar o motivo do choro.

Descobri duas coisas interessantes: como as crianças e os clientes tem coisas em comum e; assim como os pais, as empresas não sabem o que fazer.

Quantas vezes já ouvimos a declaração de que "isso é manha de criança, deixa chorar". Da mesma forma, quantas vezes as empresas tratam reclamações e demandas de cliente como "isso é manha de cliente".

Nas observações que fiz no shopping descobri que a maioria das crianças reclamava por atenção - motivo do choro -, forma clássica de comunicação infantil para denotar "PRECISO DE ATENÇÃO".

Os clientes quando demandam algo, reclamam de algo, na verdade, querem que a empresa dê atenção a eles. Aqui, "dar atenção" não é simplesmente responder com um email automático; uma ligação fria de um profissional que nem conhece o cliente. Dar atenção e refletir sobre a demanda do cliente e mostrar com atitudes que a empresa leva as informações do cliente em consideração em suas tomadas de decisão.

Os clientes preferem muito mais ver atitudes das empresas que receber emails marketing, emails automáticos de agradecimento pelo SAC e afins.

Quando os pais tem a atitude de "deixa chorar", recebem a conta de volta no futuro. Rebeldia, não gostar de fazer as coisas em família; realizar tarefas familiares de má vontade, por obrigação....

Deixo a reflexão se os clientes não fazem o mesmo com as empresas......

Bons negócios a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário