Em 22 anos de profissão achei que nada mais me surpreenderia, mas me enganei. Esses enganos são bons para nos lembrar que mesmo com experiência o mercado tem sempre uma coisa nova para mostrar.
De tanto ouvir respostas rápidas depois de 5 minutos de enviado um email: "obrigado mas não temos interesse" ou "já temos esse serviço" resolvi fazer uma experiência.
A situação foi a seguinte:
Enviei para algumas destas empresas um email com um anexo de proposta de consultoria. Na última página da proposta está escrita a seguinte frase: "ligue imediatamente ou ao receber o pedido de confirmação de recebimento e leitura do anexo declare o aceite e NÃO PAGUE POR ESTE SERVIÇO POR 12 MESES.
Enviei 20 emails assim, sabe quantos responderam? Nenhum.
As empresas se acostumaram tanto a não ler documentos que acabam perdendo oportunidades.
A crise é uma fonte de oportunidades e este pequeno experimento é a prova de que as corporações não estão preparadas para entender as oportunidades. Os profissionais estão tão preocupados em manter seus empregos que não veem uma oportunidade mesmo que ela esteja em CAIXA ALTA escrita na frente deles.
Pensem a respeito.
Boa semana e bons negócios.
Simplesmente estarrecedor! Você disse tudo. Você disse algo que sempre me pergunto: Que diabos está acontecendo que ninguém mais lê nem mesmo uma boa proposta de trabalho? Aliás, o que está acontecendo que ninguém lê mais nada? Empresas fechando, pessoas sendo demitidas, vendas fraquíssimas, economia do país na mais profunda crise e os incompetentes perdendo oportunidades porque não leem um documento sério. Ninguém consegue enxergar as oportunidades que uma crise pode trazer para sua empresa e não aceitam ajuda de um profissional sério e competente. Quando já estão fechando as portas eles procuram os gestores de marketing para fazerem milagre. Não há milagre para uma empresa totalmente quebrada. Antes havia uma oportunidade séria, consistente e que daria resultados. Agora não há mais o que fazer. É triste. as pessoas não leem, não aceitam ajuda ou querem pagar um preço vil pelo trabalho do profissional que levantará sua empresa. Não é qualquer profissional. Falo do profissional que além de anos de experiência, sabe lidar com o problema que está a sua frente. O bom profissional valoriza seu trabalho, o nome de sua empresa e não pode aceitar qualquer pagamento simbólico por sua competência. É, você tem razão: eles não leem e também não veem o que está acontecendo. Basta entrar num shopping durante o fim de semana para ver as lojas de tudo quanto é segmento completamente vazias. Mereciam ser filmadas. Quem sabe eles conseguem ver a realidade e depois, quem sabe, talvez consigam ler sua proposta de trabalho. Abraços.
ResponderExcluir