Uma situação curiosa aconteceu no escritório recentemente e que me faz refletir sobre um tema: a referência.
Ao prospectar um cliente recebi a seguinte demanda durante a negociação: queremos saber quem são seus clientes e os contatos deles pois queremos saber como é seu trabalho nessas empresas.
A situação engraçada começa ai: será que alguém, em sã consciência iria informar referências negativas sobre seu trabalho ou vida pessoal ? Portanto, diante do óbvio, indaga-se, qual a importância das referências?
A verdadeira aferição da qualidade de uma empresa ou serviço é a experimentação. A referência passada pela empresa ou profissional NUNCA trará a realidade, mas aquilo que ele quer que seja visto.
Existe alguma forma de aferir a capacidade profissional ou empresarial além das "referências"? Eu acredito que apenas a experimentação pode dar essa realidade.
Imaginem a seguinte situação:
Empresa no ramo de moda, regional e brasileira, busca consultoria ou profissional para área de marketing.
Atendem ao chamado duas empresas:
Empresa A: Já atuou com empresas como CHANEL, ARMANI, LV.
Empresa B: nunca atuou com empresas do segmento de moda, mas tem experiência em empresas regionais brasileiras.
Quem você contrataria ?
Falo da minha opinião em post futuro.
Boa semana e bons negócios.
Se a minha empresa no ramo de moda é regional, brasileira, é claro que vou contratar quem tem mais experiência em empresas regionais brasileiras do que aquele que só trabalhou com empresas estrangeiras que não tem nada a ver com o meu negócio, com o objetivo da minha empresa. Trazer experiências da Chanel, Armani, LV etc, pode ser válido mas não é o que estou procurando para minha empresa no Brasil. Sinceramente, nesse ramo de gerenciamento de marketing todo mundo se conhece, pelo menos os bons. Quando você oferece seu trabalho para uma empresa e ela pede suas referências como se você fosse uma babá, um porteiro, um motorista, um mordomo, uma cuidadora etc, acho que na verdade ela não tem dinheiro para pagar pelo seu trabalho. Não se regateia o bom profissional. Ele trabalhou pra isso durante uma vida inteira e se ele começou aos dezoito anos, melhor ainda, mais experiência ele tem. Você tem razão, o profissional trará a realidade que ele quer que você veja. Se os resultados forem bons, melhor pra você e se não forem o prejuízo será seu. Portanto, só experimentando meu caro. Já vi profissionais falarem do trabalho que realizaram com seus clientes anteriores e que atualmente estão fazendo um péssimo trabalho em outra empresa. Sabe por que? É a maldita "receita de bolo" que eles acham que funcionam para todas as empresas. As empresas são únicas, assim como seus profissionais. Uma empresa jamais será igual a outra, portanto não adianta utilizar as mesmas regras para as duas. Feliz da empresa que prefere experimentar um novo gerente de marketing do que trazer aquele que só tem experiências prontas para qualquer empresa. O cliente agradece. Abraços.
ResponderExcluir