Uma coisa curiosa está acontecendo nas empresas: a dança das cadeiras nos setores comercial, de marketing e administrativo. Algumas, importantes, com as quais já entrei em contato informam que os profissionais "não estão mais na empresa".
Incompetência, reflexo da crise ? O que os levou a demissão ? A maioria das empresas está com dificuldades de encontrar profissionais qualificados para certos departamentos. Problemas de estrutura da empresa e falta de apoio de RH são as reais razões desta dança.
Por exemplo, colocar um gerente de estilo, numa confecção, para acumular estilo e marketing é a receita do fracasso. Gerentes de marketing que nunca visitaram pontos de venda ou fornecedores. Outros não tem a menor noção de como a empresa funciona. Profissionais "aquartelados" nos escritórios, com ar condicionado, alheios as questões macro e micro econômicas que a nação vive. Meros reagentes as notícias ruins que se apresentam.
A dança das cadeiras deve continuar em 2015 e 2016 caso os profissionais não percebam a necessidade de conhecer algo mais que o escritório da empresa e conceitos de marketing e gestão. Já para as empresas: contratar para dizer que tem aquele profissional ou mesmo oferecer estrutura abaixo do mínimo necessário também acarretará a continuação deste ciclo de troca de cadeiras.
Para nenhum dos lados esta situação é interessante.
Gostaria da opinião de vocês, caros leitores a respeito.
Boa semana.
Percebo a má gestão em cada empresa que entro e tento adquirir um produto ou serviço. Pessoas te atendem com a cara fechada, são mal educadas, mal treinadas, não conhecem o produto que estão vendendo, não se importam com o cliente ou com a empresa. Sinceramente, acho que tudo isso é reflexo do trabalho executado por um péssimo gestor de marketing, RH. Será que ninguém percebe que estão vendendo uma marca e não só o produto? Não adianta contratar um gerente de marketing que custe mais barato para sua empresa se ele não se interessa por ela. Com o tempo o resultado será o acima citado. Não é custo, é investimento a palavra que deveria ser utilizada e pensada ao contratar esse profissional. Para muitos posso estar falando besteira já que não sou do métier, mas como já disse em outras ocasiões, cliente insatisfeito não volta.
ResponderExcluir