Que o Brasil, infelizmente, passa por uma crise econômica ninguém mais se engana. Os preços subindo, a economia estagnando, o desemprego estabilizando, depois de períodos de queda. Esse quadro já estava desenhado há tempos, mas agora todos tem a real noção disso.
Neste momento muitas empresas se perguntam: é hora de investir ou "esperar a coisa melhorar"? A maioria opta pela segunda opção, ou seja, deixar o mundo se ajustar sozinho para depois ver o que vai fazer.
Na realidade o correto é investir no momento de crise. Parece estranho, mas não é. Quando se faz o investimento correto - e isso varia de empresa para empresa - você tem a vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Que vantagens seriam essas? Estar mais preparado para "surfar" melhor na onda de prosperidade que sempre ocorre depois de uma calmaria ou de uma tempestade; gerar uma imagem de vanguarda no seu segmento o que é sempre bem visto pelos clientes, o que te deixarão mais preparado para a próxima turbulência.
Os profissionais também devem estar ligados a essa tendência, pois as empresas, em tempo de crise, não querem mais as receitas de bolo, mas as soluções inovadoras, com fundamento claro, e que tenham custos mais racionais.
As receitas de bolo em momentos de crise costumam ficar com preços pressionados, pois a maioria das empresas, no primeiro momento da turbulência as buscam, mas diante da ineficácia das mesmas as empresas querem profissionais preparados para responder rápido e eficazmente com um "plano B".
Será que os consultores de administração e marketing estão focados nos "planos B"?
Pensem nisso.
Embora não seja muito conhecedora do assunto acho que não. Acho que falta ousadia para essas empresas. Todas repetem o mesmo erro porque têm medo de contratar um bom gestor de marketing. Consideram muito caro um investimento que é essencial para a empresa nos tempos de crise. Para piorar a situação há poucos bons profissionais nessa área atualmente. É muito profissional se vendendo por qualquer preço e sem preparo. Realmente acho que a maioria não está preparada para responder rápido a uma crise que se instala sem aviso prévio. Mas ainda existe uma minoria que é muito boa no que faz. Eu conheço um e uma coisa é certa: Se essas empresas em crise não tomarem uma providência urgente em breve talvez terão que fechar as portas. Será tarde demais.
ResponderExcluirAs empresas precisam entender que ousadia não é assumir riscos exagerados, mas assumir a necessidade de inovar na solução da crise para obter vantagem competitiva.
ExcluirMuito bom. Acho que você entrou no cerne da questão.
ResponderExcluir