segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Será que ainda pensamos ?

Lendo algumas matérias nos jornais reparei que na área de gestão está na moda a informatização dos processos. Outras áreas passam pelo mesmo fenômeno. Talvez o marketing tenha sido o primeiro a "explorar" este campo, o da tecnologia total.

Porém indago: será que não estamos mecanizando demais as coisas e esquecendo as pessoas por trás das máquinas? Ou as pessoas depois das máquinas? Sim, por que os sistemas de gestão de pessoas, por exemplo, tratam pessoas como meros algoritmos, numa relação binária de ser ou não ser. Será que estamos esquecendo as características especiais de cada indivíduo?

A gestão financeira informatizada facilita o trabalho, reconheço, mas até nessa relação, que em tese também é binária, devemos levar em conta se a informatização não faz o profissional a frente do computador parar de pensar, deixando a máquina "pensar por ele".

Entendo que devemos chegar num equilíbrio entre pensamento, pessoas e eficiência das máquinas.

As empresas estão esquecendo das pessoas, talvez por isso, diversas vezes encontramos problemas de atendimento em lojas, telemarketing; entregas, montagens de equipamentos, móveis e outros objetos. Recalls de montadoras de carros viraram "virais" e por ai vai.

Vamos voltar a pensar nas pessoas, afinal ainda vivemos num mundo com pessoas por trás das máquinas, ou o conceito do filme "eu, robô" e "AI - Inteligência Artificial" já estão por ai e não fiquei sabendo ?

Pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário