Muita gente pensa que atendimento ruim é exclusivdade de grandes magazines ou lojas de pequeno porte; as primeiros por que é "humanamente impossível dar treinamento padrão para uma força de vendas tão grande", já as segundas sempre alega-se que "estas não tem dinheiro para investir em treinamento e acabam pegando profissionais com vícios, formados em outras empresas".
Pois bem, estive numa loja de sapatos para trocar um par que ganhei e que soltava tinta para tudo quanto é lado, bastava usar. Já relatei isso em post anterior, mas agora quando eles aceitaram a troca do produto, fui com minha mulher na loja para ouvir a opinião delas sobre as opções de calçados a disposição.
A vendedora que me atendeu - saberão por que digo assim em breve - declarou seu nome e perguntou logo de cara se eu já tinha escolhido algum outro par para substituir aquele com problemas. Disse que estavámos vendo. Minha mulher foi totalmente ignorada nesta conversa e em todo o atendimento a mim. A vendedora limitou-se a oferecer uma "lasteira" pelo simples fato de minha mulher estar usando um tênis na ocasião.
As empresas sempre esquecem os clientes potenciais do cliente efetivo naquele momento. Com essa atitude perdem o cliente efetivo e os potenciais que este poderia agregar a empresa.
De nada adianta um produto bom, preço aceitável, loja limpa, clara, bonita, comunicação visual de primeira, se o atendimento é horrível.
O marketing esqueceu-se deste detalhe nas lojas dessa rede. O marketing não é o só o visual, é o todo. Sempre.
Bons negócios e bom feriado a todos.
Entendo perfeitamente o que você diz. É muito desagradável entrar numa loja para comprar alguma coisa e perceber que se não é você quem vai comprar, e sim o seu marido, você não existe. É uma total falta de educação só pra começar. Penso que se eu entrasse com minha mãe ou meu filho, ou algum outro parente ou amiga, se eles também seriam invisíveis aos olhos da vendedora dessa loja. Não entendo nada de RH, marketing, treinamento etc, mas posso dizer que ela conseguiu uma única coisa de mim: Nunca mais irei a essa loja pra comprar mais nada e nem levarei meu marido. Mudarei de loja.
ResponderExcluir