quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Erro de posicionamento de mercado

Prezados Leitores

Conforme prometido, estou aqui para falar um pouco do cotidiano das empresas. As coisas que muita gente acha que não acontece, mas......

Fiz um contato recentemente com uma empresa do segmento de moda praia e fui surpreendido com declarações assustadoras.

Em minha pesquisa de campo a respeito do cliente identifiquei deficiência de produtos - oferecidos sujos aos clientes, muitos com defeitos claros -, atendimento deficiente, dentre outras coisas. Até ai nada demais, quantas empresas vocês conhecem com características semelhantes?

Acontece que ao contatar o dono da empresa descobri que as duas lojas que ele possui são, nas palavras do cliente:

"Essas duas lojas que tenho são para desovar ponta de estoque. Se pudesse nem as teria."

O detalhe curioso é que as duas lojas não indicam ponta de estoque e os preços praticados são semelhantes as lojas "comuns" do segmento.

Esse é um típico de posicionamento das empresas. Desrespeitar o cliente é algo que pode custar caro, mesmo para aqueles que tem foco em atacado e não no varejo.

Investimentos em controle de qualidade e políticas de sustentabilidade seriam muito mais interessantes para este tipo de cliente.

Prestem sempre atenção nas características das lojas para evitar "comprar ponta de estoque a preço de loja normal".

Bom dia e bons negócios para todos.

Um comentário:

  1. Como consumidora já tive o desprazer de conhecer uma loja assim. O pior é que a vendedora não te informa que você está comprando um produto com essas características. Quando você questiona a higiene e a qualidade do produto elas dizem que o preço cobrado compensa. Depois dessa resposta saí o mais rápido possível e não acredito que essa loja ainda exista. Nunca mais!

    ResponderExcluir